top of page

Fontes de Exposição

 

O monóxido de carbono é formado quando os combustíveis (gás, derivados do petróleo, combustíveis sólidos e solventes) não são queimados completamente. É produzido ainda quer por fontes naturais quer por fontes produzidas pelo Homem. É comum encontrar em grandes concentrações em incêndios, no fumo libertado pelos automóveis e na indústria siderúrgica. Dentro de casa, as principais fontes são os fornos, os fogõs a lenha e as ligações de gás mal efetuadas. [1,2]

 

 

 

PRINCIPAIS VIAS DE INTOXICAÇÃO:

 

Atualmente, a utilização do carvão como combustível para o funcionamento de utensílios domésticos, desde ferros de engomar a fogões têm diminuído acentuadamente. Contudo, o uso da combustão de madeira em fogões de aquecimento no Inverno e o uso de gás natural e derivados do petróleo, quer no aquecimento de águas quer no aquecimento de ambientes, quer na produção de força para o funcionamento de automóveis tem vindo a aumentar progressivamente. 
 
Não só a exposição aguda ao CO é preocupante, como também a exposição continuada a teores de CO baixos (<300ppm) que podem provocar lesões mais lentas mas igualmente graves (intoxicações crónicas). Estas acontecem mais frequentemente nas seguintes situações:
 
  • frequente e prolongada assiduidade em locais recreativos fechados como bares, discotecas, salas de jogos;
  • locais sem ventilação que mantêm lareiras acesas;
  • construção defeituosa de chaminés com deficiente exaustão do fumo e gases;
  • oficinas, parques de automóveis e outros locais de trabalho onde há um contacto prolongado com monóxido de carbono libertado pelos automóveis;
  • minas e fábricas onde se utilizam solventes de tintas como o diclorometano, que libertam outros poluentes que facilmente se transformam em monóxido de carbono.

Referências:

 

[1] Chemical Safety Information from Intergovernmental Organizations (INCHEM), Environmental Health Criteria 2013 - Carbon Monoxide. Disponível em: http://www.inchem.org/documents/ehc/ehc/ehc213.htm (acesso 21 de Maio de 2015)
[2] Agency for Toxic Substances and Disease Registry. Public Health Statement Carbon Monoxide. Division of Toxicology and Human Health Sciences, Junho 2012. Disponível em: http://www.atsdr.cdc.gov/phs/phs.asp?id=1146&tid=253 (acesso 21 de Maio de 2015)
 

Imagens:

 
Figura 1 - http://www.lafayetteappliancerepair.com/wp-content/uploads/2014/11/stove-appliance-repair.jpg
Figura 2 - http://www.f5news.com.br/banco/246201494355.jpg
Figura 3 - http://aquecedores-gas.rubisenergia.pt/assets/img/aquecedor1.png
Figura 4 - http://www.decorfogo.com/wp-content/uploads/2011/08/MAGNUM.jpg
Figura 5 - http://24.media.tumblr.com/tumblr_ma0gf0Rokj1r9bkpwo1_1280.jpg
Figura 6 - http://www.pichelarianunocarvalho.com/1/images/280_0_2196261_47978.jpg
Figura 7 - https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSxTWVgg434TTTF_1yBgAFqV2JqMuM1ooGSVk0v3llJkWfkuTbUYg
Figura 8 - http://amolgadelas.com/files/imagecache/artigos_full/fumo-escape-carro.jpg
Figura 9 - http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/1/15/Sample_of_dichloromethane.jpg/200px-Sample_of_dichloromethane.jpg
bottom of page