top of page

Fontes de Exposição

 

O monóxido de carbono é formado quando os combustíveis (gás, derivados do petróleo, combustíveis sólidos e solventes) não são queimados completamente. É produzido ainda quer por fontes naturais quer por fontes produzidas pelo Homem. É comum encontrar em grandes concentrações em incêndios, no fumo libertado pelos automóveis e na indústria siderúrgica. Dentro de casa, as principais fontes são os fornos, os fogõs a lenha e as ligações de gás mal efetuadas. [1,2]

 

 

 

PRINCIPAIS VIAS DE INTOXICAÇÃO:

 

Imagem 1 - Fornos

Imagem 1 - Fornos

Imagem 2 - Fogueiras

Imagem 2 - Fogueiras

Imagem 3 - Aquecedores a gás

Imagem 3 - Aquecedores a gás

Imagem 4 - Fogão a lenha

Imagem 4 - Fogão a lenha

Imagem 5 - Fumo do tabaco

Imagem 5 - Fumo do tabaco

Imagem 6 - Caldeiras

Imagem 6 - Caldeiras

Imagem 7 - Incineradores

Imagem 7 - Incineradores

Imagem 8 - Fumos de escape

Imagem 8 - Fumos de escape

Imagem 9 - Diclorometano

Imagem 9 - Diclorometano

Atualmente, a utilização do carvão como combustível para o funcionamento de utensílios domésticos, desde ferros de engomar a fogões têm diminuído acentuadamente. Contudo, o uso da combustão de madeira em fogões de aquecimento no Inverno e o uso de gás natural e derivados do petróleo, quer no aquecimento de águas quer no aquecimento de ambientes, quer na produção de força para o funcionamento de automóveis tem vindo a aumentar progressivamente. 
 
Não só a exposição aguda ao CO é preocupante, como também a exposição continuada a teores de CO baixos (<300ppm) que podem provocar lesões mais lentas mas igualmente graves (intoxicações crónicas). Estas acontecem mais frequentemente nas seguintes situações:
 
  • frequente e prolongada assiduidade em locais recreativos fechados como bares, discotecas, salas de jogos;
  • locais sem ventilação que mantêm lareiras acesas;
  • construção defeituosa de chaminés com deficiente exaustão do fumo e gases;
  • oficinas, parques de automóveis e outros locais de trabalho onde há um contacto prolongado com monóxido de carbono libertado pelos automóveis;
  • minas e fábricas onde se utilizam solventes de tintas como o diclorometano, que libertam outros poluentes que facilmente se transformam em monóxido de carbono.
bottom of page