top of page

Figura 1 - Grávidas e crianças são um grupo de risco

Figura 2 - Fetos são o principal grupo de risco

Grupos de Risco

 
As crianças, mas principalmente os fetos, são o principal grupo de risco, sendo particularmente vulneráveis.
 
Desta forma as grávidas têm de ter precauções acrescidas, uma vez que a presença de carboxihemoglobina no sangue materno, mesmo que em teores não tóxicos para a mãe, reduz a quantidade de oxigénio que é fornecido ao feto. Para além disso, a hemoglonia fetal (HbF) – hemoglobina predominante no feto e com presença maior nas crianças do que nos adultos – tem afinidade para o monóxido de carbono maior do que os outros tipos de hemoglobina, nomeadamente, a hemoglobina A dos adultos. Para agravar a situação ainda mais, o tempo de semivida da carboxihemoglobina é maior no feto do que no adulto, sendo este exposto por mais tempo a este composto tóxico.
 
Grávidas que inalam elevados níveis de monóxido de carbono pode provocar um aborto. Em concentrações não tão elevadas, a inalação de CO na gravidez pode provocar retardamento do desenvolvimento mental do bebé.
 
Estudos realizados em animais demonstraram que exposições elevadas a CO durante a gravidez leva a alterações no peso da descendência, para além de danos no coração, sistema nervoso central e alterações no desenvolvimento.
 
Crianças asmáticas podem ser mais vulneráveis aos efeitos respiratórios provocados pelo monóxido de carbono. 

Referências:

 

[1] Koren G, Sharav T, Pastuszak A, Garrettson LK, Hill K, Samson I, Rorem M, King A, Dolgin JE. A multicenter, prospective study of fetal outcome following accidental carbon monoxide poisoning in pregnancy. Reproductive Toxicology, 1991, 5(5): 397-403
[2] Agency of Toxic Substances and Disease Registry. Monóxido de Carbono - ToxFAQs. Division of Toxicology and Health Human Sciences. Disponível em: http://www.atsdr.cdc.gov/toxfaqs/ToxFAQS_Foreign_Language_PDFs/tfacts201_portuguese.pdf (acesso 26 de Maio de 2015)
 

Imagens:

 
Figura 1 - http://perioworkshop.efp.org/wp-content/uploads/2013/03/NEWS_desarrollo2.jpg
Figura 2 - http://www.agravidez.com/wp-content/uploads/feto.jpg
bottom of page