top of page

Prevenção

 

É possível reduzir os riscos de exposição ao monóxido de carbono através da redução dos níveis deste gás tóxico dentro da habitação, através da cessação dos hábitos tabágicos, através da redução da exposição ao monóxdio de carbono no ambiente externo.
Redução da exposição dentro da habitação
Os níveis mais perigosos de exposição ao monóxido de carbono normalmente ocorrem dentro do ambiente habitacional. Esta alta exposição decorre de instalações mal efetuadas de aparelhos que queimam gás natural, querosene e outros combustíveis. Alguns exemplos concretos são os fogões, fornos, aquecedores e geradores. Deve-se ter sempre atenção à instalação destes aparelhos, tal como deve-se fazer revisões frequentes às mesmas por profissionais adequados.
 
Fazer a limpeza das chaminés todos os anos. Usar aquecedores de ambiente a combustível apenas quando alguém se encontrar acordado para os supervisionar e, as janelas ou pelo menos as portas, estejam abertas para permitir a renovação do ar.
 
Sempre que possível usar aparelhos que possuem detetores apropriados que medem os níveis de CO libertado e que emitem um sinal sonoro em caso de níveis elevados serem atingidos. Deve fazer inspeções regulares aos tubos de escape do seu automóvel para detetar defeitos, principalmente no Inverno, em países com muita neve, para impedir o bloqueio dos mesmos pela neve. [1,2,3]
Redução da exposição fora da habitação
 Evitar caminhar ou fazer corridas em locais adjacentes a estradas muito movimentadas, com grande intensidade de tráfego automóvel. [1,2,3]
Evitar hábitos tabágicos
Pode-se reduzir significativamente a exposição ao CO evitando o contacto com o fumo libertado pela combustão dos cigarros, uma vez que este é um dos seus muitos constituintes tóxicos. [1,2,3]

Figura 1 - Causas das intoxicações e formas de prevenção

Referências:

 

[1] Chemical Safety Information from Intergovernmental Organizations (INCHEM). Environmental Health Criteria 2013 - Carbon Monoxide. Dispoível em:  http://www.inchem.org/documents/ehc/ehc/ehc213.htm (acesso 19 de Maio de 2015)
[2] United States Consumer Product Safety Commission. Carbon Monoxide Questions and Answers. Disponível em: http://www.cpsc.gov/en/Safety-Education/Safety-Education-Centers/Carbon-Monoxide-Information-Center/Carbon-Monoxide-Questions-and-Answers-/ (acesso 22 de Maio de 2015)
[3] Agency of Toxic Substances and Disease Registry. Toxicological Profile for Carbon Monoxide. U.S. Department of Health and Human Services. Junho 2012. Disponível em: http://www.atsdr.cdc.gov/toxprofiles/tp.asp?id=1145&tid=253 (acesso 19 de Maio de 2015)
 

Imagens:

 
Figura 1 - http://www.fourseasonsheatingcooling.com/images/carbon-monoxide-safety-large.jpg
bottom of page